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A |
- Acidente – Evento ou seqüência de eventos de ocorrências anormais, ou qualquer interferência no processo normal de trabalho, que resultem em conseqüências que possam causar lesões ao trabalhador
- Ação corretiva - ação para eliminar a causa
de uma não-conformidade identificada ou de outra situação indesejável
- Ação preventiva - ação para eliminar a causa
de uma potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente
indesejável
- Alta Direção ou Alta Administração– Pessoa ou grupo de pessoas
que dirige e controla uma organização no mais alto
nível
- Ambiente – cercanias nas quais a organização opera, incluindo ar, água, terra, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter- relações
- Ambiente de trabalho – conjunto de condições sob as
quais um trabalho é realizado
- Análise crítica – atividade realizada para
determinar a pertinência, adequação e eficácia do que está sendo
examinado, para alcançar os objetivos estabelecidos
- Aspecto Ambiental – elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o ambiente. Um aspecto ambiental significativo é aquele que tem ou pode ter um impacto ambiental significativo
- Auditado – organização que está sendo
auditada
- Auditor – pessoa com atributos
pessoais demonstrados e competência para conduzir uma
auditoria
- Auditoria – processo sistemático,
documentado e independente, para obter evidência da auditoria e
avaliá-la objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios
de auditoria são atendidos
- Autorização – instrumento que possibilita ao profissional, que possui respectivas atribuições profissionais e que recebe treinamento específico, executar determinada tarefa
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B |
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C |
- Capacidade - aptidão de uma organização,
sistema ou processo de realizar um produto que irá atender aos
requisitos para este produto
- Capacitação – capacidade do trabalhador de atender às seguintes condições, simultaneamente:
a) receber capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional legalmente habilitado e com autorização e
b) trabalhar sob a responsabilidade de profissional legalmente habilitado e com autorização
- Caracterísitcas - propriedade
diferenciadora
- Características metrológica– propriedade distinta que pode
influenciar os resultados de medição
- Caracterísitca da qualidade – característica inerente a um
produto, processo ou o sistema, relacionada a um
requisito
- Cliente– organização ou pessoas que
recebe um produto
- Cliente da auditoria– organização ou pessoa que
solicita uma auditora
- Competência – atributos pessoais e
capacidade demonstrados para aplicar conhecimento e
habilidades
- Comprovação metrológica– conjunto de operações
necessárias para assegurar que um equipamento de medição atende aos
requisitos para seu uso pretendido
- Concessão – permissão para usar ou
liberar um produto que não atende a requisitos
especificados
- Conclusão da auditoria – resultado de uma auditoria
apresentado pela equipe da auditoria após levar em consideração os
objetivos da auditoria e todas as constatações da auditoria
- Conformidade – atendimento a um requisito
- Constatações de auditoria – resultados da avaliação da
evidência da auditoria coletada, comparada com os critérios de
auditoria
- Contrato – acordo com força
legal
- Controle da qualidade – parte da gestão da qualidade
focada no atendimento dos requisitos da qualidade
- Controle de risco – implementação de ações para reduzir a probabilidade de ocorrência de um fato negativo referente à SST (Segurança e Saúde no Trabalho)
- Correção – ação para eliminar uma
não-conformidade identificada
- Critérios de auditoria – conjunto de políticas,
procedimentos ou requisitos
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D |
- Defeito – não atendimento a um
requisito relacionado ao uso pretendido ou especificado
- Desempenho ambiental – resultados mensuráveis do sistema de gestão ambiental, relacionados com o controle da organização sobre os aspectos ambientais, baseados na sua política, seus objetivos e metas
- Documento – informação e o meio no qual
está contida
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E |
- Eficácia – extensão na qual as
atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados,
alcançados
- Eficiência - relação entre o resultado
alcançado e os recursos usados
- Empreendimento – processo único que consistem
em um conjunto de atividades coordenadas e controladas, com datas de
início e conclusão, realizado para atingir um objetivo em conformidade
com requisitos especificados, incluindo as limitações de tempo, custo e
recursos
- Empregador – empresa individual ou coletiva que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços; designação dada à pessoa, seja física ou jurídica, que admite em seu estabelecimento pessoa que execute serviço ou exerça funções por si determinadas, mediante remuneração ajustada
- Ensaio – determinação de uma ou mais
características de acordo com um procedimento
- Equipamento de medição – instrumento de medição,
programa de computador, padrão de medição, material de referência ou
dispositivos auxiliares, ou uma combinação deles, necessários para
executar um processo de medição
- Equipe da auditoria – um ou mais auditores que
realizam uma audtoria, suportada, se necessário, por
especialistas
- Escopo da auditoria – extensão e limites de uma
auditoria
- Especialista – pessoa que fornece
conhecimentos e experiência especificos à equipe
auditora
- Especificação – documento que estabelece
requisitos
- Estrutura organizacional – conjunto de
responsabilidades, autoridades e relações entre
pessoas
- Evidência da auditoria – registros, apresentação de
fatos ou outras informações, pertinentes aos critérios de auditoria e
verificáveis
- Evidência objetiva – dados que apóiam a
existência ou a veracidade de alguma coisa
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F |
- Fator de risco – fator intrinsecamente suscetível de causar danos à saúde, integridade das pessoas, materiais e ambiente do trabalho
- Fornecedor – organização ou pessoa que
fornece um produto
- Função metrológica – função com responsabilidade
técnica e administrativa paa definir e implementar o sistema de gestão
de medição
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G |
- Garantia de funcionamento – termo coletivo usado para
descrever o desempenho da disponibilidade e seus fatores que
influenciam: desempenho da confiabilidade, desempenho da manutenção e
desempenho no apoio da manutenção
- Garantia da qualidade – parte da gestão da qualidade
focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão
atendidos
- Gestão – atividades coordenadas para
dirigir e controlar uma organização
- Gestão da qualidade – atividades coordenadas para
dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à
qualidade
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H |
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I |
- Impacto Ambiental – qualquer mudança no ambiente, quer adversa ou benéfica, inteira ou parcialmente resultante das atividades, produtos ou serviços de uma organização
- Incidente – qualquer ocorrência não programada que por circunstância possa resultar em lesões, danos materiais ou econômicos à organização ou anormalidade no processo operacional e/ou administrativo
- Informação – dados
significativos
- Infra-estrutura – sistema de instalações,
equipamentos e serviços necessários para a operação de uma
organização
- Inspeção – avaliação da conformidade
pela observação e julgamento, acompanhada, se necessário, de medições,
ensaios ou comparação com padrões
- ISO – A International Organization for Standartization é uma organização privada, sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de normas voluntárias. Estabeleceu-se em 1947 em Genéve na Suiça, sendo constituída atualmente por 156 países membros
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J |
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K |
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L |
- Liberação – permissão para prosseguir
para o próximo estágio de um processo
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M |
- Manual da qualidade – documento que especifica o
sistema de gestão da qualidade de uma organização
- Melhoria da qualidade – parte da gestão da qualidade
focada no aumento da capacidade de atender os requisitos da
qualidade
- Melhoria contínua – processo recorrente de se avançar com o sistema de gestão e aperfeiçoamento tecnológico, com o propósito de atingir o aprimoramento do desempenho geral, coerente com a política da organização
- Meta Ambiental – requisito detalhado de desempenho, quantificado onde praticável, aplicável à organização ou à parte dela, resultante dos objetivos ambientais e que necessita ser estabelecido e alcançado, de maneira a permitir atingir aqueles objetivos
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N |
- Não conformidade – não atendimento a um requisito legal, norma técnica, diretriz ou procedimento interno da organização
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O |
- Objetivo da Qualidade – aquilo que é buscado ou almejado, no que diz respeito à qualidade e pessoas com um conjunto de responsabilidades, autoridades e relações
- Objetivo ambiental – metas ambientais globais, quantificadas onde praticável, resultantes da política ambiental, que uma organização estabelece para si própria alcançar
- Organização – grupo de instalações, empresa, corporação, firma, empreendimento, autoridade ou instituição, ou parte ou uma combinação desses, incorporada ou não, pública ou privada, que tenha funções e administração próprias
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P |
- Partes interessadas – pessoa ou grupo e/ou seus representantes legais, interno ou externo ao local de trabalho, interessado e/ou afetado pelo desempenho de uma organização
- Permissão de desvio – permissão para desviar-se
dos requisitos originalmente especificados de um produto antes de sua
realização
- Planejamento da qualidade – parte da gestão da qualidade
focada no estabelecimento dos objetivos da qualidade e qu especifica os
recursos e processos operacionais necessários para atender a estes
objetivos
- Plano de auditoria – descrição das atividades e
providências para uma auditoria
- Plano da qualidade – documento que especifica
quais os procedimentos e recursos associados devem ser aplicados, por
quem e quando, a um empreendimento, produto, processo ou contrato
específicos
- Política ambiental – declaração da organização sobre suas intenções e princípios relacionados com o seu desempenho ambiental global que provê uma estrutura para ações e para o estabelecimento dos seus objetivos e metas ambientais
- Prevenção da poluição – uso de processos, práticas, materiais ou produtos que evitam, reduzem ou controlam a poluição, os quais podem incluir reciclagem, tratamento, modificações de processo, mecanismos de controle, uso eficiente de recursos e substituição de materiais
- Política da Qualidade - intenções e
diretrizes globais de uma organização, relativas à qualidade,
formalmente expressas pela Alta Direção
- Procedimento – forma especificada de
executar uma atividade ou um processo
- Processo - conjunto de atividades
interrelacionadas e interativas que transformam insumos (entradas) em
produtos (saídas)
- Processo de medição – conjunto de operações para
determinar o valor de uma grandeza
- Processo de qualificação – processo para demonstrar a
capacidade de atender a requisitos especificados
- Produto - resultado de um processo
- Programa de auditoria – conjunto de uma ou mais
auditorias planejadas para um período de tempo determinado e
direcionadas a um propósito específico
- Projeto e desenvolvimento – conjunto de processos que
transformam requisitos em características especificadas ou na
especificação de um produto, processo ou sistema
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Q |
- Qualidade – grau de satisfação de
requisitos dado por um conjunto de características intrínsecas
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R |
- Rastreabilidade – capacidade de recuperar o
histórico, a aplicação ou a localização daquilo que está sendo
considerado
- Reclassificação – alteração da classe de um
produto não-conforme, a fim de torná-lo conforme a requisitos diferentes
daqueles inicialmente especificado
- Refugo – ação sobre um produto
não-conforme, para impedir a sua utilização prevista
originalmente
- Registro – documento que apresenta
resultados obtidos ou fornece evidências de atividades
realizadas
- Reparo – ação sobre um produto
não-conforme, a fim de torná-lo aceitável para o uso
pretendido
- Requisito - necessidade ou expectativa
expressa, geralmente implícita ou obrigatória
- Retrabalho – ação sobre um produto
não-conforme, a fim de torná-lo conforme aos
requisitos
- Risco – probabilidade de ocorrer um evento não desejado, que pode se transformar em dano à saúde, integridade das pessoas, materiais e ambiente do trabalho
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S |
- Sistema – conjunto de elementos
interelacionados ou interativos
- Sistema de gestão – sistema para estabelecer
política e objetivos e para atingir estes objetivos
- Sistema de gestão ambiental – aquela parte do sistema de gestão global que inclui a estrutura organizacional, o planejamento de atividades, as responsabilidades, as práticas, os procedimentos, os processos e os recursos para desenvolver, conseguir implementar, analisar criticamente e manter a política ambiental
- Sistema de gestão de medição – conjunto de elementos,
interrelacionados e interativos, necessários para alcançar a comprovação
metrológica e o controle contínuo dos processos de medição
- Sistema de gestão da qualidade - sistema de gestão para
dirigir e controlar uma organização no que respeita à
qualidade
- Sistema de gestão de SST (Segurança e Saúde no Trabalho) – uma estrutura organizacional com definições de responsabilidades técnicas e administrativas para desenvolver e implementar sua política de SST e para gerenciar seus riscos por meio de técnicas e das melhores práticas disponíveis de SST
- Satisfação de clientes - percepção dos clientes
quanto ao grau de satisfação dos seus requisitos
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T |
- Trabalhador – toda pessoa que, executando um esforço físico ou intelectual no desempenho de uma atividade ou de uma profissão, realiza um empreendimento, promove uma obra ou obtém um resultado tendo em mente satisfazer uma necessidade economicamente útil
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U |
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V |
- Validação – comprovação, através do
fornecimento da evidência objetiva, de que os requisitos para uma
aplicação ou uso específicos pretendidos foram
atendidos
- Verificação – comprovação, através de
fornecimento e evidência objetiva, de que requisitos especificados foram
atendidos
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W |
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X |
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Y |
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Z |
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